FORMAÇÃO DOCENTE E A EMERGÊNCIA DE UMA NOVA IDENTIDADE PROFISSIONAL – A REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA DA CADES (1957 – 1963)
Palavras-chave:
Identidade docente, currículo, leitura, formação de professores.Resumo
Este estudo, que integra pesquisa desenvolvida sobre a experiência de formação de professores na Universidade do Brasil através da prática no Colégio de Aplicação/ CAp (1948-1968) desta instituição, analisa a publicação da Revista Escola Secundária promovida pela Campanha de Aperfeiçoamento do Ensino Secundário (CADES) do Ministério da Educação (MEC), editada entre 1957-1963, interrogando-a a partir dos significados que esta faz emergir para a produção de identidades docentes. Argumento que a leitura propiciada pela revista investe-se do objetivo de fundar uma nova racionalidade docente, calcada na renovação técnico-metodológica da escola secundária. A revista se constituiu dispositivo pedagógico de formação do magistério tendo como parâmetro as práticas instituídas no Cap. É possível perceber a articulação da formação desenvolvida no CAp e uma publicação comprometida com o processo de significação e produção de sentidos para a prática docente. Através da sua publicação mobilizam-se forças que pretendem alterar tanto o discurso pedagógico como as práticas que a partir dele se desenrolam. Os padrões estabelecidos para a atuação criam uma nova ordem do que é legítimo e ilegítimo, servindo como instrumento de legitimação, controle e regulação dos sentidos e práticas possíveis para o exercício docente e que se pretende padrão para as escolas secundárias do país.Downloads
Publicado
05-10-2007
Como Citar
FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres. FORMAÇÃO DOCENTE E A EMERGÊNCIA DE UMA NOVA IDENTIDADE PROFISSIONAL – A REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA DA CADES (1957 – 1963). Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 4, n. 7, p. 8 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23966. Acesso em: 26 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.