O ENEM E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO E A CIDADANIA
Palavras-chave:
Educação, competências, cidadania.Resumo
O Exame Nacional do Ensino Médio, (ENEM), foi instituído, em 1998, com o objetivo fundamental de avaliar o desempenho dos alunos, ao término da escolaridade básica, para aferir o desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania. A disseminação/indução desta noção promovida pelo Enem, em acordo com as diretrizes curriculares do ensino médio, desloca a ênfase da transmissão do conhecimento escolar para o desenvolvimento de competências. Através de uma perspectiva dialética de reflexão, buscamos orientar a leitura, sobre este processo, a partir das contradições analíticas verificadas entre sua formulação teórica, sua implementação na prática e o contexto educacional no qual se busca produzir os seus efeitos.Downloads
Publicado
04-10-2007
Como Citar
DA COSTA, Claudio Fernendes. O ENEM E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO E A CIDADANIA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 5, n. 8-9, p. 10 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23943. Acesso em: 3 maio. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.