O ENEM E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO E A CIDADANIA
Palavras-chave:
Educação, competências, cidadania.Resumo
O Exame Nacional do Ensino Médio, (ENEM), foi instituído, em 1998, com o objetivo fundamental de avaliar o desempenho dos alunos, ao término da escolaridade básica, para aferir o desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania. A disseminação/indução desta noção promovida pelo Enem, em acordo com as diretrizes curriculares do ensino médio, desloca a ênfase da transmissão do conhecimento escolar para o desenvolvimento de competências. Através de uma perspectiva dialética de reflexão, buscamos orientar a leitura, sobre este processo, a partir das contradições analíticas verificadas entre sua formulação teórica, sua implementação na prática e o contexto educacional no qual se busca produzir os seus efeitos.Downloads
Publicado
04-10-2007
Como Citar
da Costa, C. F. (2007). O ENEM E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO E A CIDADANIA. Revista Teias, 5(8-9), 10 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23943
Edição
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Em Pauta
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