TRABALHO, CULTURA E COMPETÊNCIAS NA CONTEMPORANEIDADE: DO CONHECER AO SABER-SER
Palavras-chave:
Trabalho, cultura, competências.Resumo
O artigo aborda a relação entre trabalho e cultura na contemporaneidade, concluindo que as transformações, ocorridas ao final do século XX na esfera da produção, afetam os padrões de sociabilidade capitalista, conformando uma cultura designada como pós-moderna. Discute as implicações na política educacional, identificando a noção de competência como constituinte de um conjunto de novos signos e significados que passam a ordenar as relações de trabalho e educativas no âmbito dessa nova cultura. Especialmente em relação aos projetos escolares baseados na noção de competência, demonstra que a conformação de personalidades, flexíveis e adaptáveis à realidade contemporânea, passa a predominar, em detrimento da transmissão de conhecimentos sistematizados.Downloads
Publicado
04-10-2007
Como Citar
RAMOS, Marise Nogueira. TRABALHO, CULTURA E COMPETÊNCIAS NA CONTEMPORANEIDADE: DO CONHECER AO SABER-SER. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 5, n. 8-9, p. 13 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23942. Acesso em: 3 maio. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.