ENSAIO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO: O CASO DE PORTO ALEGRE E A CULTURA DA PARTICIPAÇÃO
Palavras-chave:
política pública, participação, mercoescola, escola cidadãResumo
Este ensaio trata de uma análise sobre as implicações entre políticas construídas participativamente e projetos educacionais, apresentando a experiência de Porto Alegre com o pressuposto participativo e identificando aspectos desta política como cimento de uma escola cidadã: contraponto do projeto hegemônico neoliberal representado, na educação pela mercoescola. No desenvolvimento do tema é contextualizada historicamente a organização econômica e política brasileira e a reação das práticas centralizadas e tecnocráticas com a privatização do Estado. No âmbito educacional a mercoescola vem a representar a escola voltada aos interesses do mercado. A reversão dessa privatização se dá, em Porto Alegre, com o pressuposto participativo no qual a participação popular se constitui como seu elemento principal na escola cidadã, a expressão de valores como emancipação, trabalho coletivo, respeito as diferenças, afirmação da identidade, práticas de igualdade, solidariedade, conhecimento como experiência histórica e cidadania plena como utopia de realização das relações macro e micro sociais aplicadas na educação.Downloads
Publicado
06-09-2007
Como Citar
DE AZEVEDO, José Clóvis. ENSAIO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO: O CASO DE PORTO ALEGRE E A CULTURA DA PARTICIPAÇÃO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 3, n. 6, p. 10 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23923. Acesso em: 19 mar. 2025.
Edição
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Em Pauta
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