UM CERTO PROFESSOR RIVADÁVIA: A ESCOLA E A FORMAÇÃO DO LEITOR
Palavras-chave:
livros e leitores, práticas de leitura, escola e professoresResumo
O artigo retoma a discussão sobre a leitura e suas implicações pedagógicas, avaliando que a escola representa um valioso espaço de democratização do acesso ao livro e aos materiais escritos, em geral, e reconhecendo, ainda, a necessidade de revisão das práticas desenvolvidas no processo de formação do leitor contemporâneo. A leitura compartilhada no espaço da sala de aula é enfocada, no texto, como uma das práticas eficazes na construção permanente da história de leitor de crianças e jovens, pois favorece o intercâmbio de conhecimentos, interesses e modos de leitura. O professor Rivadávia, figura relembrada saudosamente pelo escritor Alberto Manguel, ilustra a importância da ação competente de sujeito-leitor do professor na aprendizagem escolar da leitura.Downloads
Publicado
31-08-2007
Como Citar
ALVES, Maria Angélica. UM CERTO PROFESSOR RIVADÁVIA: A ESCOLA E A FORMAÇÃO DO LEITOR. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 3, n. 5, p. 11 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23916. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Ensaios
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.