A EDUCAÇÃO DA MULHER E A PRODUÇÃO LITERÁRIA FEMININA NA TRANSIÇÃO ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX
Palavras-chave:
mulher, magistério, formaçãoResumo
Busca-se, neste artigo, percorrer os caminhos – atalhos ou desvios – trilhados pelas mulheres brasileiras no século XIX, que as conduziram ao afastamento do espaço doméstico em que viviam confinadas e à conquista do direito de ser professora, sem abandonar o de ser mãe, esposa e mulher, apesar das dificuldades que, já naquele tempo, o ato de lecionar implicava, tais como: desqualificação, baixa remuneração e desprestígio. A atividade literária e o magistério feminino são entendidos/apresentados como conquistas femininas, como atitudes desviantes às normas sociais burguesas da época.Downloads
Publicado
31-08-2007
Como Citar
KESSAMIGUIEMON, Vera L. G. A EDUCAÇÃO DA MULHER E A PRODUÇÃO LITERÁRIA FEMININA NA TRANSIÇÃO ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 3, n. 5, p. 15 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23915. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
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Ensaios
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