ENSINAR E EDUCAR: PROCESSOS
Palavras-chave:
educar, desenvolvimento, educação democráticaResumo
Este artigo procura discutir o que é educação, no sentido rigoroso do termo. Para penetrar neste conceito, é necessária uma verdadeira arqueologia, uma vez que o seu significado está em constante reconstrução, pois definir o que é e o que não é educação significa poder, ao influir no tipo de subjetividade formada. No enfoque racionalista próprio à pedagogia moderna, principalmente aquela de tendência mais ortodoxa, perdeu-se o significado mais pleno do termo educação, tornando-se esta sinônimo de ensinar, isto é, provocar aprendizagem. O artigo procura mostrar que educar é bem mais do que isto, tendo a sua identidade definida pelo binômio desenvolvimento-aprendizagem, sem privilégios. Nesta linha reflexiva, ele defende que as práticas centradas fortemente no currículo formal e no adulto não conseguem ser educativas. Finalmente, este estudo tenta demonstrar que as possibilidades de estruturação de uma educação democrática exigem que se dê o salto de práticas de ensino para práticas educativas.Downloads
Publicado
31-08-2007
Como Citar
MOGILKA, Maurício. ENSINAR E EDUCAR: PROCESSOS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 3, n. 5, p. 13 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23910. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
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Artigos de Demanda Contínua
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