ENSINAR E EDUCAR: PROCESSOS

Autores

  • Maurício Mogilka Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

educar, desenvolvimento, educação democrática

Resumo

Este artigo procura discutir o que é educação, no sentido rigoroso do termo. Para penetrar neste conceito, é necessária uma verdadeira arqueologia, uma vez que o seu significado está em constante reconstrução, pois definir o que é e o que não é educação significa poder, ao influir no tipo de subjetividade formada. No enfoque racionalista próprio à pedagogia moderna, principalmente aquela de tendência mais ortodoxa, perdeu-se o significado mais pleno do termo educação, tornando-se esta sinônimo de ensinar, isto é, provocar aprendizagem. O artigo procura mostrar que educar é bem mais do que isto, tendo a sua identidade definida pelo binômio desenvolvimento-aprendizagem, sem privilégios. Nesta linha reflexiva, ele defende que as práticas centradas fortemente no currículo formal e no adulto não conseguem ser educativas. Finalmente, este estudo tenta demonstrar que as possibilidades de estruturação de uma educação democrática exigem que se dê o salto de práticas de ensino para práticas educativas.

Biografia do Autor

Maurício Mogilka, Universidade Federal do Paraná

Professor de Didática, UFPR; Doutorando em Educação pela Faced/Ufba; Realiza investigações na interface entre práticas educativas, formação humana e cidadania; Atua na extensão universitária, em projetos de inovação das práticas educativas em escolas municipais e na área social, com formação de educadores sociais e lideranças comunitárias, geração de práticas alternativas em educação popular e projetos de atendimento a crianças em situação de risco, junto ao Neica/UFPR (Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Criança e o Adolescente).

Publicado

31-08-2007

Como Citar

Mogilka, M. (2007). ENSINAR E EDUCAR: PROCESSOS. Revista Teias, 3(5), 13 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23910

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua