FORMAÇÃO E MUDANÇA: REFLEXÕES COMPARTILHADAS
Palavras-chave:
formação de professores, educação, mudanças educacionaisResumo
Inúmeras discussões sobre formação de professores focalizam, prioritariamente, as ações institucionalizadas dirigidas, implícita ou explicitamente, ao domínio de conteúdos de ensino e à modelagem da ação docente. A possibilidade de situar a formação docente no terreno amplo dos processos de mudança social – ricamente analisados por autores de diferentes perspectivas, como Gramsci e Thompson, Foucault, Deleuze e Negri – evidencia os limites dessa concepção de “formação”, que negligencia aspectos de grande importância analítica para o aprofundamento do tema. Trata-se de aspectos difusos e complexos presentes nas trocas, enfrentamentos e resistências que surgem do convívio com alunos e pais e das interlocuções com os programas dirigidos à ordenação da vida escolar, aspectos que devem ocupar posição de maior destaque nas reflexões e proposições sobre formação docente.Downloads
Publicado
31-08-2007
Como Citar
HECKERT, Ana Lúcia C.; ALGEBAILE, Eveline Bertino. FORMAÇÃO E MUDANÇA: REFLEXÕES COMPARTILHADAS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 3, n. 5, p. 13 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23909. Acesso em: 2 maio. 2025.
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Artigos de Demanda Contínua
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