A LEITURA DOS FUTUROS PROFESSORES: POR UMA PEDAGOGIA DA LEITURA NO ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
leitura, pedagogia da leitura, política de leituraResumo
O objetivo do estudo é analisar as práticas de leitura de um grupo de 25 alunas do Curso de Pedagogia, Faculdade de Educação, UFRJ, futuras professoras de educação básica. Considera-se a leitura atividade intelectual da máxima importância na formação de licenciandos, sobre a qual os estudantes devem receber orientação teórico-metodológica. Os dados empíricos, obtidos numa pesquisa-ação, são analisados à luz do modelo interativo de leitura (Kleiman, 1989a, 1989b, 1993), segundo o qual existe uma inter-relação entre sistemas cognitivos e lingüísticos do leitor no momento em que este busca compreender os sentidos do texto, e dos estudos da sociologia da leitura (Cavallo e Chartier, 1998; Chartier, 1999, 1993; Fraisse, 1993). Conclui-se que é preciso criar uma política de leitura na universidade, para facilitar o acesso aos textos impressos e digitalizados, e defende-se uma pedagogia da leitura, que exigiria dos docentes universitários uma tomada de consciência de seu papel de formadores de leitores.Downloads
Publicado
31-08-2007
Como Citar
CARVALHO, Marlene. A LEITURA DOS FUTUROS PROFESSORES: POR UMA PEDAGOGIA DA LEITURA NO ENSINO SUPERIOR. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 3, n. 5, p. 19 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23905. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.