A REPRESENTAÇÃO DA ESCOLA EM UM MITO INDÍGENA
Palavras-chave:
alteridade, escola, mitoResumo
Enquanto algumas pesquisas discutem a imagem do índio construída pela escola, este artigo, invertendo os termos da questão, preocupa-se com a imagem da escola construída pelos índios. O discurso indígena se constrói pela experiência direta com a sala de aula, dentro das aldeias, e também pelo que acontece lá fora, nas escolas das principais cidades do país. Nesse sentido, os índios avaliam a escola nacional observando o indivíduo formado por ela, mediante seu relacionamento com a alteridade e a diferença. O exemplo mais acabado deste tipo de discurso é um mito andino, que elabora explicações sobre a origem da escola, o medo que ela provoca nas crianças e os altos índices de evasão. O artigo transcreve uma das versões do mito, que representa a escola como devoradora de identidades, numa perspectiva que talvez possa contribuir para repensar algumas práticas ainda hoje difundidas em nossas salas de aula.Downloads
Publicado
22-08-2007
Como Citar
FREIRE, José Ribamar Bessa. A REPRESENTAÇÃO DA ESCOLA EM UM MITO INDÍGENA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 11 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23877. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Ensaios
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