A INSTITUIÇÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE INTOLERÂNCIA

Autores

  • Jurjo Torres Santomé Universidade da Corunha

Palavras-chave:

neoliberalismo, pânico moral, cultura de colaboração

Resumo

O atual avanço do neoliberalismo está afetando todos os âmbitos da sociedade, e não somente o mundo da economia. Conseqüentemente, a escola se tornou um dos principais espaços por meio do qual os neoliberais e neoconservadores tratam de construir as novas subjetividades econômicas, individualistas e conservadoras que ajudarão a transformar cidadãos em consumidores. Nesta redefinição da sociedade, a instituição familiar se converte em principal instituição social, o que favorece a transformação das escolas em clubes. Não obstante, pode-se resistir a estas ideologias neoliberais a partir da própria escola, ao estreitar sua colaboração com todos os coletivos sociais que tentam frear o avanço do “pensamento único”.

Biografia do Autor

Jurjo Torres Santomé, Universidade da Corunha

Doutor em Pedagogia; Catedrático de Didática e Organização Escolar Universidade da Corunha [Espanha]

Publicado

22-08-2007

Como Citar

SANTOMÉ, Jurjo Torres. A INSTITUIÇÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE INTOLERÂNCIA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 27 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23873. Acesso em: 2 maio. 2025.