A INSTITUIÇÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE INTOLERÂNCIA
Palavras-chave:
neoliberalismo, pânico moral, cultura de colaboraçãoResumo
O atual avanço do neoliberalismo está afetando todos os âmbitos da sociedade, e não somente o mundo da economia. Conseqüentemente, a escola se tornou um dos principais espaços por meio do qual os neoliberais e neoconservadores tratam de construir as novas subjetividades econômicas, individualistas e conservadoras que ajudarão a transformar cidadãos em consumidores. Nesta redefinição da sociedade, a instituição familiar se converte em principal instituição social, o que favorece a transformação das escolas em clubes. Não obstante, pode-se resistir a estas ideologias neoliberais a partir da própria escola, ao estreitar sua colaboração com todos os coletivos sociais que tentam frear o avanço do “pensamento único”.Downloads
Publicado
22-08-2007
Como Citar
SANTOMÉ, Jurjo Torres. A INSTITUIÇÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE INTOLERÂNCIA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 27 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23873. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Elos
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.