MODELOS DE CIDADANIA E DISCURSOS SOBRE A EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
educação pública, escola pública, cidadaniaResumo
Mais do que expressão corriqueira e quase um slogan para muitos dos que se dedicam às questões da escola pública, a formação dos cidadãos tornou-se uma preocupação central para a reflexão educacional e um enorme desafio para as sociedades contemporâneas. Como objeto de elucidação filosófica, o conceito de cidadania tem uma longa história que deve ser recuperada, de forma a dotar de bases mais sólidas a atual discussão; mas, como objeto de construção política, em cada sociedade a cidadania tem uma significação particular que se elabora, ou não, a partir de um percurso que não começa com o relativo sucesso que o termo vem encontrando nos meios educacionais, mas é também determinado por sentidos instituídos, ao longo do tempo, na sociedade brasileira. Assim, a análise dos sentidos que podem revestir, filosófica ou historicamente, a noção de cidadania é, a nosso ver, tarefa essencial para a educação, para a qual este artigo pretende contribuir, a partir de algumas observações que certamente permanecerão bastante limitadas.Downloads
Publicado
22-08-2007
Como Citar
DO VALLE, Lílian. MODELOS DE CIDADANIA E DISCURSOS SOBRE A EDUCAÇÃO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 12 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23868. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.