OS PCN E AS ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS : UM DEBATE
Palavras-chave:
educação especial, parâmetros curriculares nacionais, inclusão.Resumo
Este trabalho tem como objetivo traçar três ordens de considerações, à guisa de início de debate, acerca dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação de alunos com necessidades especiais. Num primeiro mo-mento, buscamos refletir acerca da própria noção de deficiência e de Educação Especial que permeia o docu-mento. Em seguida, focalizamos os PCN e analisamos a própria concepção de “adaptação curricular” a partir dos trabalhos de CHEVALLARD (1996) e PERRENOUD (2000), entre outros, apontado o risco que tais “adapta-ções” correm com a possibilidade de banalizar e descontextualizar o conhecimento. Por último, concluímos com uma síntese das “adaptações” tendo como pano de fundo a educação dos aprendizes surdos.Downloads
Publicado
08-08-2007
Como Citar
FRANCO, Monique. OS PCN E AS ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS : UM DEBATE. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 12 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/23851. Acesso em: 24 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.