INTELECTUAIS E EDUCAÇÃO NO ESTADO NOVO (1937/1945): O DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PRIMÁRIO RURAL
Palavras-chave:
educação, formação de professores, Estado NovoResumo
O principal objetivo deste trabalho é apresentar e discutir algumas formas por meio das quais o governo do Estado Novo tematizou a questão educacional, em especial no que se refere à formação do professor primário rural. A realização do Oitavo Congresso Brasileiro de Educação, no ano de 1942, na cidade de Goiânia, em pleno desenvolvimento da campanha governamental intitulada “Marcha para Oeste”, criou uma oportunidade privilegiada para a reunião de intelectuais ligados ao governo, com diferentes níveis de responsabilidade e de compromisso oficial, bem como de professores, técnicos em educação e outros tipos de profissionais ligados à área da educação. Durante a realização dos debates, afirmou-se a necessi-dade de formação específica para o professor primário rural, dadas as suas responsabilidades frente às circunstâncias impostas pela realidade nacional.Downloads
Publicado
02-08-2007
Como Citar
PRADO, Adonia Antunes. INTELECTUAIS E EDUCAÇÃO NO ESTADO NOVO (1937/1945): O DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PRIMÁRIO RURAL. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 16 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23824. Acesso em: 27 abr. 2025.
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Artigos de Demanda Contínua
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