FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: ENTRE AVANÇOS LEGAIS E RECUOS PRAGMÁTICOS
Palavras-chave:
formação docente no Brasil, políticas públicas, história da formação docenteResumo
A reflexão focaliza, de início, a crise dos cursos de pedagogia e de certas propostas atuais na direção da sua mudança para mostrar como se forja uma sistemática desqualificação dos profissionais neles formados. Defende-se uma abordagem de conjunto que trabalhe simultaneamente com a produção da formação docente e a produção da escola. À luz da conjuntura atual e da trajetória das políticas públicas de formação de professores no país examina-se o estatuto profissional da educação, a pauperização do magistério e as mudanças das exigências sociais com relação à instituição escolar. Finalmente, o perfil do profissional da educação e das suas agências de formação são reavaliados mediante as exigências da Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96 e do decreto nº 3.276 de 6/12/1999. Na sucinta reconstituição histórica das políticas públicas de formação docente evidencia-se que na sua implementação convivem avanços legais e recuos pragmáticos.Downloads
Publicado
02-08-2007
Como Citar
NUNES, Clarice. FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: ENTRE AVANÇOS LEGAIS E RECUOS PRAGMÁTICOS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 23 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23821. Acesso em: 2 maio. 2025.
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Em Pauta
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