O papel da Escola Superior de Guerra na sustentação do regime autoritário brasileiro / The role of the Superior War School in supporting the Brazilian authority regime
Palabras clave:
Escola Superior de Guerra, Regime Autoritário, Doutrina da Segurança Nacionall / Higher School of War, Authoritarian Regime, National Security Doctrine.Resumen
DOI:10.1590/2179-8966/2018/34661
Resumo
O trabalho identifica o papel desempenhado pela Escola Superior de Guerra na articulação das elites burocráticas e econômicas do Brasil no processo de sustentação teórica do regime autoritário instaurado em 1964. O estudo realizou uma revisão bibliográfica e adotou uma estratégia empírica de pesquisa, cujas fontes primárias obtidas nos arquivos da Escola Superior de Guerra indicaram que a ESG ocupou um lugar privilegiado para a sustentação do regime.
Palavras-chave: Escola Superior de Guerra; Regime Autoritário; Doutrina da Segurança Nacional.
Abstract
The paper identifies the role played by the Superior School of War in the articulation of the bureaucratic and economic elites of Brazil in the process of theoretical support of the authoritarian regime established in 1964. The study carried out a bibliographical review and adopted an empirical research strategy whose primary sources obtained in the archives of the Superior School of War indicated that the ESG occupied a privileged place for the support of the regime.
Keywords: Higher School of War; Authoritarian Regime; National Security Doctrine.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los textos son de exclusiva responsabilidad de sus autores.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista Derecho y Práxis, siempre que citada la fuente.
Este trabajo está licenciado bajo una Licencia Creative Commons 4.0, Asignación-Sin Derivaciones.
Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier soporte o formato para cualquier fin, aunque sea comercial, desde que citada la autoría original.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.