A Construção da Jurisprudência sobre Racismo no Supremo Tribunal Federal

Reflexões desde o campo do Direito e Relações Raciais sobre o Caso Ellwanger (HC 82.424/RS)

Autores/as

Palabras clave:

Supremo Tribunal Federal, Caso Ellwanger, Direito e Relações Raciais

Resumen

https://doi.org/10.1590/2179-8966/2026/90602

O artigo analisa o julgamento do caso Ellwanger pelo Supremo Tribunal Federal, que abordou uma condenação criminal por publicações literárias ofensivas a judeus, definindo o antissemitismo como crime de racismo imprescritível. Metodologicamente, examina as posições majoritária e minoritária a que aderiram os Ministros, comparando conceitos e argumentos sobre raça, racismo, discriminação e preconceito, avaliando sua aplicação desde a perspectiva do Direito e das Relações Raciais. Conclui que o julgamento refletiu o contexto social e político da época, especialmente frente ao debate iminente sobre ações afirmativas para negros, gerando impactos práticos e simbólicos e influenciando decisões posteriores. No entanto, aponta-se que o julgamento adotou uma abordagem mais abstrata e conceitual do racismo, em detrimento de uma análise concreta das discriminações enfrentadas pela população negra. Embora reafirme o compromisso do STF com os direitos humanos, o caso evidenciou tensões quanto à efetividade das normas penais, ressaltando a necessidade de avanços mais concretos e eficazes no combate ao racismo no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lívia Philipovsky Schroeder Reis, Universidade de Brasília - UNB

Mestra em Direito, Regulação e Políticas Públicas pela Universidade de Brasília (UnB). É analista Judiciária, assessora de Ministro, lotada no Supremo Tribunal Federal.

Evandro Piza Duarte, Universidade de Brasília (UNB)

Mestre  em  Direito  pela  UFSC  e  Doutor  em  Direito pela UnB. Professor  de  Direito  Processual  Penal  e  Criminologia  na  Faculdade  de  Direito  da  Universidade  de  Brasília  (UnB). 

Publicado

2026-03-11

Cómo citar

Philipovsky Schroeder Reis, L., & Piza Duarte, E. (2026). A Construção da Jurisprudência sobre Racismo no Supremo Tribunal Federal: Reflexões desde o campo do Direito e Relações Raciais sobre o Caso Ellwanger (HC 82.424/RS). Direito E Práxis, 17(1). Recuperado a partir de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/90602

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.