Apresentação / Editorial - V.16, N.1, 2025
Resumo
Apresentação
Março de 2025
É chegada a hora do lançamento da primeira edição de 2025 da Revista Direito e Práxis! 2024 marcou 15 anos de trabalho ininterrupto e de qualidade. Também foi um momento de celebrar as muitas parcerias e pessoas que integraram nossa equipe ao longo deste percurso e com quem pudemos contar para alcançarmos o nível de excelência desempenhado hoje. O 16º ano da Direito e Práxis não poderia começar de forma melhor.
A edição v.16, n.01 de 2025 traz, em sua seção de artigos inéditos, temas variados que incluem desde antropologia do direito, direitos sexuais e reprodutivos, direitos humanos, codificação civil e modernidade, além de pesquisas empíricas sobre poder judiciário e outras áreas do sistema de justiça. Além destes, a edição conta com duas resenhas, a primeira do livro The Behavioral Code: The Hidden Ways the Law Makes Us Better or Worse escrito por Benjamin van Rooij e Adam Fine, e a segunda do livro Branquitude: diálogos sobre racismo e antirracismo, organizado por Ibirabitinga e Lia Vainer Schucman. Ademais, a edição conta com a tradução do texto Supremacia Branca Nos Estados Unidos: Seu Legado Jurídico E Seus Custos Econômicos (White Superiority in America: Its Legal Legacy, Its Economic Costs) de Derrick A. Bell Jr., e do texto de Denise Ferreira da Silva, intitulado Especulações sobre uma Teoria Transformativa da Justiça (Speculations on a Transformative Theory of Justice).
O dossiê dessa edição - “Revisitando o debate sobre a teoria da derivação do estado” -, foi organizado por Flávio Roberto Batista (USP), Áquilas Mendes (USP) e Leonardo Carnut (USP) e traz publicações ligadas às discussões realizadas no I Seminário Latino-Americano sobre o Debate da Derivação do Estado (I SeLaDDES), realizado em setembro de 2024. Contando com autores brasileiros, argentinos e mexicanos, os artigos buscam refinar e atualizar as análises da relação entre Estado e Capital, entre forma jurídica e política, forma-Estado e forma-valor, forma estado e capital global, imperialismo e derivação, além de debates sobre internacionalização dos estados e leituras marxistas do neofascismo. Para além das referências a Joachim Hirsch, um dos principais expoentes da teoria derivacionista do Estado, o dossiê conta com uma contribuição de John Holloway, participante do Seminário, com o artigo intitulado State and Capital: the state of debate on the derivation of the State. Agradecemos aos editores pela confiança na DeP para trazer esse debate tão fundamental para as nossas leitoras e leitores.
Ao desejarmos boa leitura desse número, seguimos oferecendo nossos agradecimentos a todas as pessoas que contribuíram para a produção de mais uma edição da Revista: autoras e autores, tradutoras e tradutores. O trabalho colaborativo é fundamental para a qualidade da Revista da nossa publicação! Relembramos que as políticas editoriais para as diferentes seções da Revista podem ser acessadas em nossa página e que as submissões são permanentes e sempre bem-vindas! Por último, mas não menos importante, agradecemos às avaliadoras e avaliadores e às demais colaboradoras e colaboradores da revista pela contribuição e confiança à Direito e Práxis.
Boa Leitura!
Equipe Direito e Práxis
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Direito e Práxis; Flávio Roberto Batista, Áquilas Mendes, Leonardo Carnut (Autor/a)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista Direito e Práxis, desde que citada a fonte.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, Atribuição-Sem Derivações.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou format para qualquer fim, mesmo que comercial, desde de que citada a autoria original.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.