Apresentação / Editorial - V.16, N.1, 2025
Abstract
Apresentação
Março de 2025
É chegada a hora do lançamento da primeira edição de 2025 da Revista Direito e Práxis! 2024 marcou 15 anos de trabalho ininterrupto e de qualidade. Também foi um momento de celebrar as muitas parcerias e pessoas que integraram nossa equipe ao longo deste percurso e com quem pudemos contar para alcançarmos o nível de excelência desempenhado hoje. O 16º ano da Direito e Práxis não poderia começar de forma melhor.
A edição v.16, n.01 de 2025 traz, em sua seção de artigos inéditos, temas variados que incluem desde antropologia do direito, direitos sexuais e reprodutivos, direitos humanos, codificação civil e modernidade, além de pesquisas empíricas sobre poder judiciário e outras áreas do sistema de justiça. Além destes, a edição conta com duas resenhas, a primeira do livro The Behavioral Code: The Hidden Ways the Law Makes Us Better or Worse escrito por Benjamin van Rooij e Adam Fine, e a segunda do livro Branquitude: diálogos sobre racismo e antirracismo, organizado por Ibirabitinga e Lia Vainer Schucman. Ademais, a edição conta com a tradução do texto Supremacia Branca Nos Estados Unidos: Seu Legado Jurídico E Seus Custos Econômicos (White Superiority in America: Its Legal Legacy, Its Economic Costs) de Derrick A. Bell Jr., e do texto de Denise Ferreira da Silva, intitulado Especulações sobre uma Teoria Transformativa da Justiça (Speculations on a Transformative Theory of Justice).
O dossiê dessa edição - “Revisitando o debate sobre a teoria da derivação do estado” -, foi organizado por Flávio Roberto Batista (USP), Áquilas Mendes (USP) e Leonardo Carnut (USP) e traz publicações ligadas às discussões realizadas no I Seminário Latino-Americano sobre o Debate da Derivação do Estado (I SeLaDDES), realizado em setembro de 2024. Contando com autores brasileiros, argentinos e mexicanos, os artigos buscam refinar e atualizar as análises da relação entre Estado e Capital, entre forma jurídica e política, forma-Estado e forma-valor, forma estado e capital global, imperialismo e derivação, além de debates sobre internacionalização dos estados e leituras marxistas do neofascismo. Para além das referências a Joachim Hirsch, um dos principais expoentes da teoria derivacionista do Estado, o dossiê conta com uma contribuição de John Holloway, participante do Seminário, com o artigo intitulado State and Capital: the state of debate on the derivation of the State. Agradecemos aos editores pela confiança na DeP para trazer esse debate tão fundamental para as nossas leitoras e leitores.
Ao desejarmos boa leitura desse número, seguimos oferecendo nossos agradecimentos a todas as pessoas que contribuíram para a produção de mais uma edição da Revista: autoras e autores, tradutoras e tradutores. O trabalho colaborativo é fundamental para a qualidade da Revista da nossa publicação! Relembramos que as políticas editoriais para as diferentes seções da Revista podem ser acessadas em nossa página e que as submissões são permanentes e sempre bem-vindas! Por último, mas não menos importante, agradecemos às avaliadoras e avaliadores e às demais colaboradoras e colaboradores da revista pela contribuição e confiança à Direito e Práxis.
Boa Leitura!
Equipe Direito e Práxis
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista Direito e Práxis; Flávio Roberto Batista, Áquilas Mendes, Leonardo Carnut (Autor/a)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The authors the sole responsibility for their texts.
It is allowed the total or partial reproduction of the articles of the Journal Law and Praxis, if the author is mentioned.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-Share Alike 4.0 Unported License.
This license allows you to copy and redistribute the material in any medium or format for any purpose, even commercial, provided the original authorship is cited.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.