Desejo, Cinema e Direito: por uma crítica do sujeito de direito, na pisada de Cláudio Assis / Desire, Cinema, and Law: towards a critique of the legal subject, following Cláudio Assis’ footprints
Palavras-chave:
Cinema, Sujeito de Direito, Cláudio Assis, Gilles Deleuze / Cinema, Legal Subjectivity, Claudio Assis, Gilles Deleuze.Resumo
DOI:10.1590/2179-8966/2021/62934
Resumo
O Cinema de Cláudio Assis, com especial atenção a três de seus longas metragens (Amarelo Manga, Baixio das Bestas e Febre do Rato), é considerado neste ensaio como ponto de partida para a crítica do sujeito de direito. O ensaio é dividido em três partes. Após breve definição daquilo que se entende por subjetividade jurídica, três arcos narrativos são analisados, um para cada filme considerado. Os arcos selecionados permitirão, ao final, a crítica da noção de sujeito de direito, bem como apontar direções para pesquisas futuras.
Palavras-chave: Cinema; Sujeito de Direito; Cláudio Assis; Gilles Deleuze.
Abstract
With special attention to three of his feature films (Mango Yellow, Bog of Beasts, and Rat Fever), Cláudio Assis’ movies serve as a departing point towards a critique of the legal subject. The essay is divided in three parts. After a short definition of the legal subjectivity, three story arcs are analysed, one for each feature film considered. These selected story arcs should allow, in the end, the development of a critical approach to the notion of the legal subject, as well as to point out to future academic developments.
Keywords: Cinema; Legal Subjectivity; Claudio Assis; Gilles Deleuze.
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