Demandas da Psicologia Escolar no Período de COVID-19: uma Revisão Sistemática
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2023.77698Palavras-chave:
pandemia, covid-19, revisão, psicologia escolarResumo
Esta pesquisa investigou as demandas educacionais presentes no período da pandemia da COVID-19 no âmbito da Psicologia Escolar. Realizou-se um estudo de revisão sistemática, registrada sob o número CRD42021218696 no International Prospective Register of Ongoing Systematic Reviews (PROSPERO). Foi realizada uma busca abrangente nas bases de dados Educacional Resources Information Center (ERIC), Web of Science, PsycINFO, Embase e Pubmed. A revisão contemplou o período de dezembro de 2019 a abril de 2021. As buscas resultaram na seleção de 16 produções científicas, considerando o país de origem da publicação, delineamento das pesquisas, principais resultados e demandas encontradas. Os resultados indicaram impactos do ensino online: dificuldades relativas à transição para a modalidade remota e ao acesso aos recursos tecnológicos e à internet, insuficiente treinamento pedagógico, vulnerabilidade social e alteração comportamental dos estudantes. Defende-se o trabalho do psicólogo escolar como agente mediador de relações e processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano, tensionados na modalidade remota.Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.