Masculinidade e Feminilidade Associados à Compreensão da Hanseníase e Cuidados com a Saúde
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2025.77027Palavras-chave:
hanseníase, gênero, saúde públicaResumo
Este estudo, qualitativo-descritivo, teve por objetivo investigar as concepções atribuídas por pacientes com hanseníase, relacionadas aos cuidados com a saúde e desdobramentos psicossociais, em função do gênero. Participaram oito pacientes com hanseníase em atendimento multiprofissional na Divisão de Reabilitação do Instituto Lauro de Souza Lima, Bauru-SP, com deficiências físicas visíveis e até cinco anos de diagnóstico. A coleta de dados foi realizada a partir de um roteiro de entrevista com questões abertas, gravadas em áudio e transcritas na íntegra para análise de conteúdo. Os resultados foram organizados nas categorias temáticas: (1) Percepção de sinais da doença e busca por serviços de saúde; (2) Noção de corpo saudável e exercício de autocuidado; (3) Concepção de feminilidade e/ou masculinidade e (4) Mudanças percebidas após o diagnóstico de hanseníase. Conclui-se que os padrões de gênero influenciam as concepções e cuidados com a saúde por parte dos pacientes com hanseníase e isso deve ser considerado na prevenção e no atendimento desta população.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.