Uso e consumo da água: um problema que interessa à Psicologia?
Palavras-chave:
Percepção, Políticas públicas, Recursos naturais, Psicologia ambientalResumo
A água, além de necessária, está ligada aos modos de vida e, esta condição implica estratégias econômicas e políticas assim como práticas de solidariedade da sociedade. Face à complexidade destas interações constroem-se sistemas explicativos, que correspondem aos conhecimentos científicos, mas também a vulgarização destes, a cultura, história e experiências de vida. Dentro deste universo de entendimento a presente pesquisa busca conhecer alguns processos psicológicos subjacentes aos conhecimentos e comportamentos da população implicados pelas políticas e ações relativas ao abastecimento de água. Foi utilizado como instrumento um questionário aplicado na forma de entrevista. Foram entrevistadas 295 pessoas em Santa Catarina e São Paulo. O estudo encontra-se em fase de análise dos dados, mas avalia-se que a qualidade das entrevistas aponta para uma situação bastante positiva em relação à capacidade de ter opiniões que se distanciam das tendências visualizadas nos meios de comunicação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.