DERA é Sentir/Fazer Pesquisa, Ensino e Extensão: Relato de Experiência durante e Pós-pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2025.77579

Palavras-chave:

grupo de pesquisa, promoção de saúde mental, intervenção clínica, divulgação científica, pandemia

Resumo

Um grupo de pesquisa, de ensino e de extensão, que visa à promoção da saúde mental, é apresentado, indicando a articulação entre projetos de pesquisa, de intervenção e de divulgação científica. A partir dos projetos de investigação, que embasam o ensino e a extensão, são oferecidas informações nas redes sociais, que visam à orientação e ao manejo das emoções e das relações interpessoais, discutindo características da passagem da adolescência para a adultez emergente em seus contextos relacionais, além de palestras/lives para escolas e universidades, visando ao esclarecimento sobre essa fase e à divulgação de um projeto psicoeducativo. O objetivo desse relato de experiência é contar a história do sentir/fazer dessa proposta de articulação entre pesquisas e intervenções, desde o ponto de vista da coordenadora e com os relatos dos/as participantes. Nessa perspectiva, quatro desafios são apresentados: (1) Teórico; (2) Metodológico; (3) Formação; e (4) Intervenção clínica. As avaliações positivas dos/as participantes indicam o modo como as atividades têm agregado aprendizagem para a compreensão das emoções/relações no fazer pesquisa e na vida pessoal. Em conclusão, é reconhecida a necessidade do contínuo aperfeiçoamento, esperando que o grupo desenvolva novas formas de acolhimento e de empoderamento, a fim de promover saúde mental.

Downloads

Publicado

27-03-2025

Como Citar

Ponciano, E. L. T. (2025). DERA é Sentir/Fazer Pesquisa, Ensino e Extensão: Relato de Experiência durante e Pós-pandemia. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 25. https://doi.org/10.12957/epp.2025.77579

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento