O Espaço da Psicologia Organizacional e do Trabalho nos Cursos do Estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2022.69560Palabras clave:
formação profissional, ensino superior, psicologia organizacional e do trabalhoResumen
Apesar da reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais, alguns estudos publicados no cenário nacional ainda demonstram a presença de pouco espaço disponível para a Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) no processo formativo dos psicólogos no Brasil. O estudo pretende identificar o espaço disponibilizado ao ensino da POT no processo formativo, a partir da caracterização das grades curriculares dos 162 cursos de Psicologia do estado de São Paulo. O procedimento de coleta de dados consistiu em uma pesquisa realizada nos sites das Instituições de Ensino Superior para averiguação das matrizes curriculares. Os cursos apresentaram 0 a 24 disciplinas com uma média de 2,81 disciplinas por curso e 8,2% de espaço voltado às disciplinas e estágios em POT. Há pouco espaço na grade curricular para o ensino de POT. Não houve diferenças significativas entre os resultados das IES públicas e privadas. Houve uma ampliação do ensino da POT de um enfoque técnico e individualista para um enfoque mais sistêmico e político.Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los trabajos publicados en el espacio virtual de la revista Estudios e Investigaciones en Psicología serán automáticamente cedidos, quedando sus derechos autorales reservados a la revista Estudios e Investigaciones en Psicología y su reproducción total o parcial (más de 500 palabras del texto original) debe ser solicitada por escrito al Editor.
La Revista Estudios e Investigaciones en Psicología está licenciada bajo una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 3.0 No Adaptada.
Permisiones adicionales que sobrepasan el alcance de esta licencia pueden estar disponibles en http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.