Inserção e Permanência de Prounistas Negras: Uma Experiência Institucional em Análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2022.69803

Palavras-chave:

ensino superior, ações afirmativas, ProUni, análise institucional, desigualdades raciais

Resumo

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma política de ações afirmativas que concede bolsa para alunos de baixa renda na rede privada de ensino superior. Este texto trata de uma investigação acerca da inserção e a permanência de estudantes prounistas negras na universidade com base na Análise Institucional de René Lourau articulada aos estudos de branquitude crítica. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas grupais on-line com quatro estudantes e analisados em conjunto por restituição. Evidenciamos que o ProUni é uma força instituinte por inserir as estudantes na universidade, antes destinadas apenas às elites, e que causa tensões produzidas no encontro com o estabelecimento de ensino. Evidenciamos a urgência do debate a respeito das questões raciais no ambiente acadêmico, espaço em que a branquitude acrítica se institui enquanto norma silenciosa. Desnaturalizando as desigualdades raciais ao desvelar os desconfortos que a discussão apresenta, por escancarar o racismo estrutural em que se assenta na instituição-educação, apontamos a urgência em criar fissuras nessa estrutura. Estrutura que capilarmente compõe, produz e reproduz lógicas opressoras no sistema de ensino superior.

Downloads

Publicado

30-09-2022

Como Citar

Divino, M. M. G., & Romagnoli, R. C. (2022). Inserção e Permanência de Prounistas Negras: Uma Experiência Institucional em Análise. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 22(3), 1103–1123. https://doi.org/10.12957/epp.2022.69803

Edição

Seção

Psicologia Social