Desdobramentos clínicos das propostas humanistas em processos de promoção da saúde
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2012.8228Keywords:
Promoção da Saúde, Plantão Psicológico, Abordagem Centrada na Pessoa, Psicologia ClínicaAbstract
O texto propõe uma articulação entre a concepção da Psicologia clínica contemporânea e seu desdobramento nos serviços de Plantão Psicológico. Apresenta-se um breve histórico da Psicologia Clínica, desde os primórdios da avaliação psicológica, passando pela compreensão clássica de clínica como tratamento psicoterápico, para delimitar a concepção atual de clínica ampliada e seu paradigma da promoção da saúde. Na comparação entre as dimensões patogênica e salutogênica, enfatiza-se a visão humanista, particularmente a proposta pela Abordagem Centrada na Pessoa, que mostra-se potente para lidar com o sofrimento humano em seus diferentes matizes de intensidade e profundidade. A autora apresenta as principais compreensões de Plantão Psicológico: como recepção, como triagem e como processo de atendimento à urgência psicológica. O artigo aponta as potencialidades do diálogo como restaurador da saúde e atualizador da cidadania. A proposta da clínica ampliada mostra-se pertinente para acolher uma parcela significativa da população brasileira em diversos contextos.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.