Inserção e Permanência de Prounistas Negras: Uma Experiência Institucional em Análise

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2022.69803

Keywords:

ensino superior, ações afirmativas, ProUni, análise institucional, desigualdades raciais

Abstract

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma política de ações afirmativas que concede bolsa para alunos de baixa renda na rede privada de ensino superior. Este texto trata de uma investigação acerca da inserção e a permanência de estudantes prounistas negras na universidade com base na Análise Institucional de René Lourau articulada aos estudos de branquitude crítica. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas grupais on-line com quatro estudantes e analisados em conjunto por restituição. Evidenciamos que o ProUni é uma força instituinte por inserir as estudantes na universidade, antes destinadas apenas às elites, e que causa tensões produzidas no encontro com o estabelecimento de ensino. Evidenciamos a urgência do debate a respeito das questões raciais no ambiente acadêmico, espaço em que a branquitude acrítica se institui enquanto norma silenciosa. Desnaturalizando as desigualdades raciais ao desvelar os desconfortos que a discussão apresenta, por escancarar o racismo estrutural em que se assenta na instituição-educação, apontamos a urgência em criar fissuras nessa estrutura. Estrutura que capilarmente compõe, produz e reproduz lógicas opressoras no sistema de ensino superior.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2022-09-30

How to Cite

Divino, M. M. G., & Romagnoli, R. C. (2022). Inserção e Permanência de Prounistas Negras: Uma Experiência Institucional em Análise. Studies and Research in Psychology, 22(3), 1103–1123. https://doi.org/10.12957/epp.2022.69803

Issue

Section

Social Psychology