A Colonização dos Corpos e dos Afetos pelo Capitalismo: Um Debate Necessário
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2022.69561Keywords:
consumo, colonização, resistência, psicologia, sustentabilidadeAbstract
O presente estudo teórico tem por objetivo problematizar uma prática consolidada no contemporâneo: o consumo. Longe de responder à satisfação de necessidades básicas, as práticas de consumo são engendradas por uma série de enquetes realizadas por áreas como o marketing, a publicidade e o design. Elas visam não apenas conhecer as expectativas dos consumidores, mas também incutir neles o prazer de consumir, valendo-se de elementos simbólicos, afetivos e subjetivos. A argumentação teórica deste estudo, pautada na Psicologia Social, percorre o seguinte trajeto: primeiro, busca-se compreender o processo de colonização pela via do consumo atentando para como elas incidem sobre os corpos e os afetos. Na sequência, é colocada em análise a complexa relação com o que chamamos de estrangeiro, que pode tomar contornos colonizadores, mas também engendrar outras sensibilidades e maneiras de se vincular ao mundo. Ao final do estudo constata-se o quanto o sujeito contemporâneo deixa-se colonizar pelas promessas midiáticas de felicidade, satisfação e prazer que são proclamadas de maneira idealizada nas campanhas publicitárias em favor do consumo. Isso coloca à Psicologia Social o desafio de dar visibilidade aos processos de colonização, analisando criticamente os efeitos estéticos, afetivos, econômicos e políticos gerados para a população e para o planeta.Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.