Estudo para a construção de um instrumento de comportamentos acadêmico-sociais para estudantes universitários

Autores

  • Adriana Benevides Soares Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO
  • Luciana Mourão Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO
  • Thatiana Valory dos Santos Mello Universidade Estácio de Sá - UNESA

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2011.8386

Palavras-chave:

Comportamentos sociais, Estudantes universitários, Avaliação psicológica

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo construir e validar psicometricamente um instrumento de comportamentos acadêmico-sociais para estudantes universitários. Para a coleta de dados foram utilizados um roteiro semi-estruturado para entrevistas e um questionário na fase de validação psicométrica. O processo de elaboração gerou uma lista inicial de 240 itens com base na literatura e nos depoimentos de 100 entrevistas realizadas com professores de graduação sobre este tema. Após a validação por juízes, uma versão com 100 itens associados a uma escala do tipo Likert foi aplicada a 559 universitários de diferentes cursos no Estado do Rio de Janeiro oriundos de oito instituições de ensino superior, sendo três públicas e cinco privadas. A análise de componentes principais com rotação varimax indicou estrutura final com 34 itens e 6 fatores, a saber: comportamento adequado em sala de aula, comportamento indisciplinado em sala de aula, cordialidade no relacionamento interpessoal, desrespeito a professores e colegas, auto-exposição e assertividade, comportamento em eficácia acadêmica. Estabeleceu-se como critério de permanência itens com carga fatorial mínima de 0,30 em um único fator. Os fatores apresentaram índices de consistência interna (Alpha de Cronbach) que variavam de 0,59 a 0,80, possibilitando recomendar essa escala para realização de estudos sobre comportamentos acadêmico-sociais em estudantes universitários.

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Publicado

01-08-2011

Como Citar

Soares, A. B., Mourão, L., & Mello, T. V. dos S. (2011). Estudo para a construção de um instrumento de comportamentos acadêmico-sociais para estudantes universitários. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 11(2), 488–506. https://doi.org/10.12957/epp.2011.8386