Estudo para a construção de um instrumento de comportamentos acadêmico-sociais para estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2011.8386Palabras clave:
Comportamentos sociais, Estudantes universitários, Avaliação psicológicaResumen
A presente pesquisa teve como objetivo construir e validar psicometricamente um instrumento de comportamentos acadêmico-sociais para estudantes universitários. Para a coleta de dados foram utilizados um roteiro semi-estruturado para entrevistas e um questionário na fase de validação psicométrica. O processo de elaboração gerou uma lista inicial de 240 itens com base na literatura e nos depoimentos de 100 entrevistas realizadas com professores de graduação sobre este tema. Após a validação por juízes, uma versão com 100 itens associados a uma escala do tipo Likert foi aplicada a 559 universitários de diferentes cursos no Estado do Rio de Janeiro oriundos de oito instituições de ensino superior, sendo três públicas e cinco privadas. A análise de componentes principais com rotação varimax indicou estrutura final com 34 itens e 6 fatores, a saber: comportamento adequado em sala de aula, comportamento indisciplinado em sala de aula, cordialidade no relacionamento interpessoal, desrespeito a professores e colegas, auto-exposição e assertividade, comportamento em eficácia acadêmica. Estabeleceu-se como critério de permanência itens com carga fatorial mínima de 0,30 em um único fator. Os fatores apresentaram índices de consistência interna (Alpha de Cronbach) que variavam de 0,59 a 0,80, possibilitando recomendar essa escala para realização de estudos sobre comportamentos acadêmico-sociais em estudantes universitários.Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los trabajos publicados en el espacio virtual de la revista Estudios e Investigaciones en Psicología serán automáticamente cedidos, quedando sus derechos autorales reservados a la revista Estudios e Investigaciones en Psicología y su reproducción total o parcial (más de 500 palabras del texto original) debe ser solicitada por escrito al Editor.
La Revista Estudios e Investigaciones en Psicología está licenciada bajo una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 3.0 No Adaptada.
Permisiones adicionales que sobrepasan el alcance de esta licencia pueden estar disponibles en http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.