Formação Identitária e Projetos de Vida na Adolescência: Relato de Experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2025.83140

Palavras-chave:

projeto de vida, adolescência, identidade, psicologia escolar, intervenção psicossocial

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar uma intervenção para promover autoconhecimento e contribuir para a formação identitária e desenvolvimento de projetos de vida com adolescentes, no âmbito de um relato de experiência de estágio na área da psicologia escolar. A intervenção, implementada por três estagiárias de psicologia, foi composta por seis encontros e teve a participação de 23 estudantes, sendo 12 do sexo feminino, com média de idade de 14 anos, do 8º ano de uma escola pública, localizada numa cidade do Estado de São Paulo. Os resultados sugerem que a intervenção promoveu um espaço no qual comportamentos, sentimentos e potencialidades, antes não observados nos distintos ambientes da escola, floresceram, favorecendo a formação identitária e a construção do projeto de vida dos participantes. A intervenção mostrou que a crença na potência dos estudantes e a promoção de projetos de vida podem ser muito positivas para o desenvolvimento saudável dessa fase da vida. O fornecimento de exemplos e modelos e a construção de um vínculo respeitoso e de afeto com os estudantes foram fundamentais para o desenvolvimento satisfatório da intervenção.

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Publicado

28-01-2025

Como Citar

Miyazaki Grigoletto, G., dos Santos Kimura, L., Longo Mantovani , P., & Lovato Dellazzana-Zanon, L. (2025). Formação Identitária e Projetos de Vida na Adolescência: Relato de Experiência. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 25. https://doi.org/10.12957/epp.2025.83140

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento