Formação Identitária e Projetos de Vida na Adolescência: Relato de Experiência
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2025.83140Palavras-chave:
projeto de vida, adolescência, identidade, psicologia escolar, intervenção psicossocialResumo
Este estudo tem como objetivo apresentar uma intervenção para promover autoconhecimento e contribuir para a formação identitária e desenvolvimento de projetos de vida com adolescentes, no âmbito de um relato de experiência de estágio na área da psicologia escolar. A intervenção, implementada por três estagiárias de psicologia, foi composta por seis encontros e teve a participação de 23 estudantes, sendo 12 do sexo feminino, com média de idade de 14 anos, do 8º ano de uma escola pública, localizada numa cidade do Estado de São Paulo. Os resultados sugerem que a intervenção promoveu um espaço no qual comportamentos, sentimentos e potencialidades, antes não observados nos distintos ambientes da escola, floresceram, favorecendo a formação identitária e a construção do projeto de vida dos participantes. A intervenção mostrou que a crença na potência dos estudantes e a promoção de projetos de vida podem ser muito positivas para o desenvolvimento saudável dessa fase da vida. O fornecimento de exemplos e modelos e a construção de um vínculo respeitoso e de afeto com os estudantes foram fundamentais para o desenvolvimento satisfatório da intervenção.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.