O Filho Adulto com Síndrome de Down (SD): Percepções Paternas
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2024.78490Palavras-chave:
paternidade, síndrome de Down, adultezResumo
Considerando-se o crescente reconhecimento do papel do pai (homem) para as relações familiares e o avanço na qualidade de vida e na longevidade da pessoa com SD, este estudo teve como objetivo compreender a percepção de pais sobre a adultez do filho com SD e sobre a relação pai-filho nesta etapa da vida. Participaram desta pesquisa qualitativa quatro pais de adultos com SD, que responderam a um questionário de dados sociodemográficos e a uma entrevista semiestruturada. A partir de uma análise de conteúdo temática, os resultados foram organizados em três categorias: O filho adulto com SD "como um anjo grande"; Proximidade e envolvimento na relação pai-filho; e Dependência x Independência na relação pai-filho. Os pais indicaram dificuldades de reconhecerem a adultez dos filhos devido a não percepção de transformações socioemocionais e identitárias que identificassem esta etapa da vida. Destaca-se a proximidade, o envolvimento e a dedicação como parte importante da relação pai-filho, bem como o desafio de encontrar um equilíbrio entre fornecer apoio e limitar a independência dos filhos. Ressalta-se a relevância de estudos e de intervenções com pais de filhos adultos com SD, proporcionando espaços de apoio e de reflexão, e a construção de conhecimento nesse contexto.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.