Demandas da Psicologia Escolar no Período de COVID-19: uma Revisão Sistemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2023.77698

Palabras clave:

pandemia, covid-19, revisão, psicologia escolar

Resumen

Esta pesquisa investigou as demandas educacionais presentes no período da pandemia da COVID-19 no âmbito da Psicologia Escolar. Realizou-se um estudo de revisão sistemática, registrada sob o número CRD42021218696 no International Prospective Register of Ongoing Systematic Reviews (PROSPERO). Foi realizada uma busca abrangente nas bases de dados Educacional Resources Information Center (ERIC), Web of Science, PsycINFO, Embase e Pubmed. A revisão contemplou o período de dezembro de 2019 a abril de 2021. As buscas resultaram na seleção de 16 produções científicas, considerando o país de origem da publicação, delineamento das pesquisas, principais resultados e demandas encontradas. Os resultados indicaram impactos do ensino online: dificuldades relativas à transição para a modalidade remota e ao acesso aos recursos tecnológicos e à internet, insuficiente treinamento pedagógico, vulnerabilidade social e alteração comportamental dos estudantes. Defende-se o trabalho do psicólogo escolar como agente mediador de relações e processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano, tensionados na modalidade remota.

Publicado

2023-07-14

Cómo citar

Albuquerque, J. A. de, Alexandrino, V. da C., Silva, C. L. de M., Dazzani, M. V. M., & Aquino, F. de S. B. (2023). Demandas da Psicologia Escolar no Período de COVID-19: uma Revisão Sistemática. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 23(2), 545–565. https://doi.org/10.12957/epp.2023.77698

Número

Sección

Psicología Social