A Experiência da Dupla Maternidade: Análise de Redes Sociais de Casais de Mães Influenciadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2024.77634

Palavras-chave:

dupla maternidade, influenciadoras digitais, narrativas virtuais, gênero

Resumo

A dupla maternidade diz respeito à construção de maternidades partilhadas por casais de mulheres não heterossexuais, configuração familiar que ainda enfrenta um cenário de pouca visibilidade e preconceito. Objetivou-se investigar como a experiência da dupla maternidade é abordada pelas mães nos espaços digitais. Para tal, a análise foi feita a partir de postagens de mães influenciadoras na rede social Instagram. A pesquisa envolveu 431 postagens de cinco perfis, sendo os dados coletados e analisados seguindo os critérios da Análise Temática. Foram criadas cinco categorias: preparação para gestação; gestação; parto; puerpério e primeiro ano em diante. A dupla maternidade é apresentada de maneira espontânea e, também, dentro do mesmo ambiente de amor, descobertas e desafios que por vezes marcam os relatos sobre ser mãe. Contudo, as experiências relatadas são sempre atravessadas pelas idiossincrasias de ser mãe em uma relação homossexual e, dessa forma, uma família que "escapa" ao referencial heteronormativo. Foi possível perceber o tensionamento de estereótipos ligados à parentalidade e à constituição de vínculos familiares. As narrativas virtuais possibilitam que esses relatos se disseminem e as influenciadoras assumam um papel de referência, ao mesmo tempo em que se reconhecem e encontram um espaço seguro de troca.

Downloads

Publicado

21-11-2024

Como Citar

Aymone, B., & Sobreira Lopes, R. (2024). A Experiência da Dupla Maternidade: Análise de Redes Sociais de Casais de Mães Influenciadoras. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 24. https://doi.org/10.12957/epp.2024.77634

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento