Entre Silêncios e Formas: Censura e Pós-Censura na Arte Brasileira Contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2023.75317

Palavras-chave:

censura, psicanálise, arte, cultura, Queermuseu

Resumo

O artigo trata da censura na arte brasileira contemporânea que, desde 2016, com o encerramento da exposição Queermuseu, marcou o retorno de um tipo de ato censório (pós-censura) que difere da censura praticada desde a redemocratização. Para tal, apresentamos um retorno até as formas da censura institucionalizada na Ditadura Militar (censura clássica) e sua dissolução na cultura. Com apoio em trechos de algumas entrevistas que realizamos em nosso campo empírico, a articulação teórica é feita entre os campos da estética, da política e da psicanálise, com apoio principal nas teorias de Michel Foucault, Jacques Rancière e Sigmund Freud. Argumentamos que a censura expõe de forma inequívoca o fato de que a criação responde às transformações no campo político que, por sua vez, geram novas formas artísticas. Conclui-se que a prinicipal marca da pós-censura é a imprecisão da figura do censor e que, tanto num como noutro contexto, a censura impede o exercício da função social da arte, questão que deve ser observada na psicanálise para além da subjetividade individual do artista.

Downloads

Publicado

04-05-2023

Como Citar

Rech, M., & Birman, J. (2023). Entre Silêncios e Formas: Censura e Pós-Censura na Arte Brasileira Contemporânea. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 23(1), 349–369. https://doi.org/10.12957/epp.2023.75317

Edição

Seção

Psicologia Clínica e Psicanálise