Entre Silêncios e Formas: Censura e Pós-Censura na Arte Brasileira Contemporânea

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2023.75317

Palabras clave:

censura, psicanálise, arte, cultura, Queermuseu

Resumen

O artigo trata da censura na arte brasileira contemporânea que, desde 2016, com o encerramento da exposição Queermuseu, marcou o retorno de um tipo de ato censório (pós-censura) que difere da censura praticada desde a redemocratização. Para tal, apresentamos um retorno até as formas da censura institucionalizada na Ditadura Militar (censura clássica) e sua dissolução na cultura. Com apoio em trechos de algumas entrevistas que realizamos em nosso campo empírico, a articulação teórica é feita entre os campos da estética, da política e da psicanálise, com apoio principal nas teorias de Michel Foucault, Jacques Rancière e Sigmund Freud. Argumentamos que a censura expõe de forma inequívoca o fato de que a criação responde às transformações no campo político que, por sua vez, geram novas formas artísticas. Conclui-se que a prinicipal marca da pós-censura é a imprecisão da figura do censor e que, tanto num como noutro contexto, a censura impede o exercício da função social da arte, questão que deve ser observada na psicanálise para além da subjetividade individual do artista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-05-04

Cómo citar

Rech, M., & Birman, J. (2023). Entre Silêncios e Formas: Censura e Pós-Censura na Arte Brasileira Contemporânea. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 23(1), 349–369. https://doi.org/10.12957/epp.2023.75317

Número

Sección

Psicología Clínica y Psicoanálisis