Entre Silêncios e Formas: Censura e Pós-Censura na Arte Brasileira Contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2023.75317Palabras clave:
censura, psicanálise, arte, cultura, QueermuseuResumen
O artigo trata da censura na arte brasileira contemporânea que, desde 2016, com o encerramento da exposição Queermuseu, marcou o retorno de um tipo de ato censório (pós-censura) que difere da censura praticada desde a redemocratização. Para tal, apresentamos um retorno até as formas da censura institucionalizada na Ditadura Militar (censura clássica) e sua dissolução na cultura. Com apoio em trechos de algumas entrevistas que realizamos em nosso campo empírico, a articulação teórica é feita entre os campos da estética, da política e da psicanálise, com apoio principal nas teorias de Michel Foucault, Jacques Rancière e Sigmund Freud. Argumentamos que a censura expõe de forma inequívoca o fato de que a criação responde às transformações no campo político que, por sua vez, geram novas formas artísticas. Conclui-se que a prinicipal marca da pós-censura é a imprecisão da figura do censor e que, tanto num como noutro contexto, a censura impede o exercício da função social da arte, questão que deve ser observada na psicanálise para além da subjetividade individual do artista.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los trabajos publicados en el espacio virtual de la revista Estudios e Investigaciones en Psicología serán automáticamente cedidos, quedando sus derechos autorales reservados a la revista Estudios e Investigaciones en Psicología y su reproducción total o parcial (más de 500 palabras del texto original) debe ser solicitada por escrito al Editor.
La Revista Estudios e Investigaciones en Psicología está licenciada bajo una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 3.0 No Adaptada.
Permisiones adicionales que sobrepasan el alcance de esta licencia pueden estar disponibles en http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.