Práticas de Leituras Compartilhadas em Tempos de Pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2024.74408

Palavras-chave:

leitura compartilhada, vocabulário, educação infantil, leitura.

Resumo

A leitura compartilhada de livros é uma atividade usual em aulas de crianças pequenas e está relacionada com a expansão do vocabulário nos iniciantes escolares. Estudos demonstram que a forma como os adultos realizam a leitura afeta a expansão do vocabulário. O objetivo deste estudo foi observar as práticas de leitura compartilhada de professoras nas aulas remotas, durante a pandemia, quanto ao trabalho com o vocabulário. Participaram deste estudo nove professoras e seus alunos de cinco e seis anos de idade, matriculados em quatro escolas particulares. Para a coleta de dados, foram utilizados cinco livros de histórias infantis e um questionário sociodemográfico. As 45 sessões de leitura foram gravadas e transcritas. Todas as perguntas feitas pelas professoras foram computadas e depois classificadas em dois grupos: perguntas que promoviam expansão do vocabulário e as que não promoviam. Os resultados encontrados mostraram que apenas 37% das perguntas formuladas pelas professoras foram feitas para desenvolver o vocabulário (χ² =162, 0 [1], p< 0,001), sugerindo pouca interação no sentido de expandir o vocabulário das crianças. Esperamos levantar questões sobre como as professoras têm trabalhado com os livros de história e ajudar na elaboração de estratégias para desenvolver o vocabulário das crianças.

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Publicado

12-01-2024

Como Citar

Coutinho, E. C. F. de O., Mota, M. M. P. E. da, Silva, C. L. M. da, & Andrade, M. A. R. (2024). Práticas de Leituras Compartilhadas em Tempos de Pandemia. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 24. https://doi.org/10.12957/epp.2024.74408

Edição

Seção

Psicologia Social