Efeitos do Trabalho de Regulação Infantil nas Competências Socioemocionais de Crianças no Ambiente Escolar
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2022.69839Palavras-chave:
prevenção, infância, ambiente escolar, habilidades sociaisResumo
Esse estudo objetivou avaliar os efeitos do Trabalho de Regulação Infantil nas competências socioemocionais e problemas de comportamento, assim como nos escores da sintomatologia ansiosa e depressiva em crianças com idade entre 7 e 9 anos. Trata-se de um estudo quasi-experimental, em que comparou-se o grupo experimental com o grupo do tipo lista de espera antes e após a intervenção no ambiente escolar. Os responsáveis preencheram o Social Skills Rating System e a Emotional Regulation Checklist. As crianças preencheram a Social Skills Rating System, Screen for Child Anxiety Related Emotional Disorders e Children Depression Inventory. Foram identificados resultados significativos no aumento das habilidades sociais e regulação emocional, assim como diminuição nos escores de problemas de comportamento e nos sintomas de ansiedade e depressão, no grupo experimental. A diferença entre grupos ocorreu apenas nos níveis de habilidades sociais e regulação emocional. Diante dos resultados, conclui-se que o Trabalho de Regulação Infantil pode ser uma proposta de prevenção de problemas emocionais e de comportamento na escola.Publicado
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