Ciência e Psicologia Social em Tempos de Pandemia: 30 Anos do PPGPS/UERJ
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2021.62740Keywords:
pandemia, ciência, Psicologia Social, História da PsicologiaAbstract
Este texto foi preparado para acompanhar a aula inaugural comemorativa dos 30 anos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Visa-se argumentar que, nesses tempos de pandemia, mais do que nunca, a ciência em todas as suas áreas, não só as biológicas, é necessária, indispensável e fundamental. Assim, é proposto que a psicologia social tem um papel importante a desempenhar. Esse argumento é ilustrado com alguns exemplos teóricos e de evidências científicas. Após breves considerações sobre a criação do Programa e uma introdução sobre a pandemia, dois eixos principais são tratados: a compreensão dos processos psicossociais envolvidos na adoção de práticas de controle da pandemia, e o fornecimento de evidências para as campanhas nesse sentido; o entendimento dos efeitos sociais e psicológicos da pandemia e modos de enfrentamento deles. Conclui-se com uma nota otimista diante da resposta científica ao desafio da situação pandêmica.Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.