Ciência e Psicologia Social em Tempos de Pandemia: 30 Anos do PPGPS/UERJ
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2021.62740Palabras clave:
pandemia, ciência, Psicologia Social, História da PsicologiaResumen
Este texto foi preparado para acompanhar a aula inaugural comemorativa dos 30 anos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Visa-se argumentar que, nesses tempos de pandemia, mais do que nunca, a ciência em todas as suas áreas, não só as biológicas, é necessária, indispensável e fundamental. Assim, é proposto que a psicologia social tem um papel importante a desempenhar. Esse argumento é ilustrado com alguns exemplos teóricos e de evidências científicas. Após breves considerações sobre a criação do Programa e uma introdução sobre a pandemia, dois eixos principais são tratados: a compreensão dos processos psicossociais envolvidos na adoção de práticas de controle da pandemia, e o fornecimento de evidências para as campanhas nesse sentido; o entendimento dos efeitos sociais e psicológicos da pandemia e modos de enfrentamento deles. Conclui-se com uma nota otimista diante da resposta científica ao desafio da situação pandêmica.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los trabajos publicados en el espacio virtual de la revista Estudios e Investigaciones en Psicología serán automáticamente cedidos, quedando sus derechos autorales reservados a la revista Estudios e Investigaciones en Psicología y su reproducción total o parcial (más de 500 palabras del texto original) debe ser solicitada por escrito al Editor.
La Revista Estudios e Investigaciones en Psicología está licenciada bajo una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 3.0 No Adaptada.
Permisiones adicionales que sobrepasan el alcance de esta licencia pueden estar disponibles en http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.