Chamada de artigos - Dossiê Práticas Psi em espaços de privação e restrição de liberdade

15-12-2023

A revista Estudos e Pesquisas em Psicologia, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), classificada como A2 no Qualis-CAPES (Brasil), ISSN eletrônico 1808-4281, abre chamada para submissão de artigos para o Dossiê Práticas Psi em espaços de Privação e Restrição de liberdade. A proposta do presente dossiê é reunir artigos científicos que discutam a atuação da psicologia em espaços pertencentes ao sistema prisional e ao sistema socioeducativo. O dossiê objetiva agrupar imersões teórico-metodológicas nas regulações de demandas, impasses, desafios e possibilidades da psicologia enquanto ciência e profissão em instituições que, no contexto brasileiro, privam e restringem a liberdade de quase um milhão de pessoas adultas e quase 25.000 adolescentes. O foco será reunir contribuições originais que deem conta das movimentações que as práticas nesses espaços produzem na Psicologia e vice-versa. Nesse dossiê, daremos prioridade a manuscritos que discutam pesquisas de campo, bem como a relatos de experiência, desde que contem com significativa densidade analítica. Os manuscritos que forem considerados pertinentes pela equipe editorial do dossiê, seguirão para dois/duas pareceristas externos/as anônimos/as, no sistema de revisão por pares.

 

O Dossiê será publicado no volume 24, com previsão de publicação em dezembro de 2024, contendo entre 15 e 23 artigos. A estrutura/formatação do texto deve seguir as normas da 7ª edição do Manual da American Psychological Association (APA) e demais Diretrizes para Autores/as descritas em https://www.e-publicacoes.uerj.br/revispsi/about/submissions.  A submissão deverá ser feita até o dia 15 de abril de 2024 para a Seção Dossiê Práticas Psi. 

 

A Estudos e Pesquisas em Psicologia publica textos em português, espanhol e inglês. Caso os/as/es autores/as optem pela publicação em inglês ou espanhol, no ato da submissão on-line o manuscrito deverá ser encaminhado em português, exceto em caso de autoria integral estrangeira, nativa de países de língua inglesa ou espanhola. Após a tramitação, no caso de o manuscrito ser aceito, os/as/es autores/as devem confirmar em qual idioma desejam publicar, e se responsabilizarão pelos custos de sua tradução para inglês ou espanhol, utilizando-se exclusivamente de tradutores/as sugeridos/as/es oportunamente pela revista Estudos e Pesquisas em Psicologia. Na hipótese de ser escrito em língua estrangeira por autoria nativa em inglês ou espanhol, o texto deverá ser submetido a um/a/e dos/as/es revisores/as indicados/as/es pela revista para fins de revisão. Em nenhuma hipótese serão aceitas traduções ou revisões feitas por outros/as/es tradutores/as. Importante: a revista só publica um manuscrito por ano, tanto para autor/a/e como coautor/a/e. Desse modo, não serão aceitas submissões de autoras/es que tenham publicado trabalhos na Estudos e Pesquisas em Psicologia em 2023, que tenham manuscritos em avaliação ou que tenham trabalhos aceitos e aguardando publicação na revista. Também não é permitido que um/a/e autor/a ou co-autor/a/e submeta mais de um manuscrito para o Dossiê. 

 

Convidamos a todos/as/es os/as/es pesquisadores/as que atuam no campo das instituições de privação e restrição de liberdade em articulação com a psicologia, a enviarem artigos para este número.

 

Contamos com sua participação.
Jimena de Garay Hernández, Anna Paula Uziel, Maria Cristina Vicentin, João Paulo P. Barros