Temporalidade e Superação de Precedentes

em busca de critérios para a estabilidade da jurisprudência

Autores

  • Gustavo Abdalla PUC-Rio
  • Humberto Dalla Bernardina de Pinho Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2026.94293

Resumo

A superação (overruling) é técnica imprescindível para o funcionamento de um sistema de precedentes. Ocorre que o sistema brasileiro possui certas peculiaridades que trazem desafios próprios a esse instituto. Um desses desafios decorre do nosso modelo de concentração na formação de precedentes, especialmente nos tribunais superiores, em que só é possível a superação pelo órgão que o criou. Nesse sentido, as barreiras de acesso aos tribunais superiores, como as previstas no art. 1.030 do CPC, podem ser um obstáculo à superação de eventual precedente ultrapassado. No entanto, servem a um propósito importantíssimo na estabilização da jurisprudência, conforme determina o art. 926 do CPC. O presente artigo, portanto, busca identificar critérios para um equilíbrio entre os dois valores, protegendo a estabilidade da jurisprudência e dos precedentes firmados, ao mesmo tempo em que deixa caminhos para superação de orientações ultrapassadas. A conclusão principal se apoia no aspecto de temporalidade, que deve ser examinado a partir da ampliação ou diminuição do ônus argumentativo de quem pretende ver tal ou qual precedente superado, a ser feito no juízo de negativa de seguimento.

Biografia do Autor

Gustavo Abdalla, PUC-Rio

Professor de Direito Processual Civil na PUC-Rio e na Escola de Mediação do Estado do Rio de Janeiro (EMEDI). Mestre (UNESA) e Doutorando (UERJ) em Direito. Visiting na University of Edinburgh (Escócia). Orientador do Grupo de Estudos Processuais do Departamento de Direito da PUC-Rio (GEP). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP). Membro do Corpo Editorial da Revista Eletrônica de Direito Processual (REDP). Diretor Jurídico e Compliance Officer. E-mail: gustavo.abdalla@hotmail.com.

Humberto Dalla Bernardina de Pinho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Titular de Direito Processual Civil na UERJ. Desembargador do Tribunal de Justiça no Estado do Rio de Janeiro. Coordenador Acadêmico da FGV Justiça. Editor da Revista Eletrônica de Direito Processual (REDP) e Coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório da Mediação e da Arbitragem (CNPQ). É membro do Instituto dos Magistrados Brasileiros (IMB), do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), do Instituto Ibero-Americano de Direito Processual (IIDP), da Associação Internacional de Direito Processual (IAPL) da Conferencia Universitária Internacional para el Estúdio da la Mediación y el Conflicto (CUEMYC) e do Grupo Europeu de Magistrados pela Mediação (GEMME). E-mail: humbertodalla@gmail.com.

Downloads

Publicado

2025-12-23

Como Citar

ABDALLA, Gustavo; DALLA BERNARDINA DE PINHO, Humberto. Temporalidade e Superação de Precedentes: em busca de critérios para a estabilidade da jurisprudência. Revista Eletrônica de Direito Processual, Rio de Janeiro, v. 27, n. 1, 2025. DOI: 10.12957/redp.2026.94293. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/94293. Acesso em: 4 fev. 2026.