A TRANSFERÊNCIA DE PROVA ENTRE PROCESSOS: UM DIÁLOGO COM A JURISPRUDÊNCIA

Autores

  • Maria José Capelo

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2025.93861

Resumo

O presente estudo a transferência de prova entre processos, destacando a relevância do artigo 421.º do Código de Processo Civil (CPC). Evidencia-se a importância do princípio do valor extraprocessual da prova, inspirado pelo antigo artigo 526.º do CPC de 1939 e pela ideia de José Alberto dos Reis, que assegura que o valor das provas não fica restrito ao processo em que foram produzidas, podendo se estender para além dele. A utilização de provas emprestadas favorece a economia e celeridade processuais, evitando a repetição de diligências que podem ser prejudiciais às partes, como é o caso de depoimentos de crianças ou provas irrepetíveis, como depoimentos de falecidos. Entretanto, o uso extraprocessual de provas deve respeitar o contraditório, garantindo o direito de participação da parte contrária na formação da prova. A circulação probatória mostra-se mais facilitada no caso de provas documentais, facilmente transferidas por certidões ou cópias. Diferentemente, ocorre nos depoimentos e perícias, cujo uso requer cautela para evitar manipulações. Assim, a aplicação do artigo 421.º do CPC deve ser analisada considerando a natureza da prova e o princípio do contraditório, garantindo a integridade do processo e a busca pela verdade material.

Biografia do Autor

Maria José Capelo

Professora Associada da Faculdade de Direito das Universidade de Coimbra. Membro titular do Instituto Jurídico/Universidade de Coimbra (Portugal) e do Instituto Ibero-Americano de Direito Processual; Professora da Faculdade de Direito/Universidadede Coimbra. 

Downloads

Publicado

2025-08-30

Como Citar

CAPELO, Maria José. A TRANSFERÊNCIA DE PROVA ENTRE PROCESSOS: UM DIÁLOGO COM A JURISPRUDÊNCIA. Revista Eletrônica de Direito Processual, Rio de Janeiro, v. 26, n. 3, 2025. DOI: 10.12957/redp.2025.93861. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/93861. Acesso em: 12 nov. 2025.