DURAÇÃO RAZOÁVEL DO PROCESSO E EFETIVIDADE NA EXECUÇÃO CIVIL:
PERSPECTIVAS DE INOVAÇÃO INSPIRADAS NO SISTEMA PORTUGUÊS
DOI:
https://doi.org/10.12957/redp.2025.87539Resumo
O presente estudo analisa a crise na execução civil brasileira, com destaque no princípio constitucional da duração razoável do processo, em um contexto onde o acesso à justiça é primordial para o alcance da paz social. Contextualiza-se a problemática através da evolução histórica do processo executivo, desde suas origens no direito romano até as recentes reformas no sistema brasileiro. O objetivo geral é examinar as manifestações e impactos da ineficácia executiva da justiça brasileira, notadamente sob o aspecto do princípio da duração razoável do processo. Como objetivos específicos, busca-se analisar a eficácia das medidas tipificadas de coerção executiva, investigar as dificuldades na localização de bens do devedor e avaliar a implementação de medidas atípicas de execução introduzidas pelo Código de Processo Civil de 2015. A metodologia utilizada é dedutiva, baseando-se na revisão de literatura e documentos, seguindo padrões científicos reconhecidos para garantir rigor acadêmico e metodológico. Os principais resultados revelam a persistência de altas taxas de congestionamento processual, especialmente em execuções fiscais, e a insuficiência das medidas atípicas para solucionar integralmente a crise. O presente artigo realiza também, uma breve análise comparativa com o sistema português, que implementou reformas significativas como a desjudicialização parcial e o Procedimento Extrajudicial Pré-Executivo (PEPEX), com o escopo de oferecer novas percepções para o aprimoramento do sistema brasileiro. Conclui-se que a superação da crise na execução civil demanda uma abordagem com uma maior abrangência, incluindo a possibilidade de desjudicialização parcial, implementação de sistemas informatizados mais eficientes e mecanismos de avaliação prévia da viabilidade das execuções. Ressalta-se a necessidade de adaptações cautelosas ao contexto brasileiro, respeitando as particularidades do ordenamento jurídico nacional e os princípios constitucionais pátricos. Por fim, enfatiza-se que a busca pela efetividade da tutela executiva requer não apenas alterações legislativas, mas também uma mudança cultural no âmbito jurídico, promovendo cooperação entre as partes e práticas que privilegiem a satisfação do crédito de forma eficiente e justa.
Palavras-chave: Execução civil, Duração razoável do processo, Morosidade processual, Efetividade, Reforma judicial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 OTÁVIO FERNANDO DE VASCONCELOS, ELIAS MARQUES MEDEIROS NETO, ROGERIO MOLLICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista Eletrônica de Direito Processual (REDP) (Departamento de Direito Processual, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil) são licenciados por meio de uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho com a licença CC BY 4.0, aceitando assim os termos e condições específicos desta licença disponíveis no seguinte website: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.
- Os autores concedem à REDP o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas: Reproduzir, vender e distribuir cópias eletrônicas ou impressas do manuscrito como um todo, de partes específicas do manuscrito e de suas traduções para qualquer idioma;
- O uso do artigo por terceiros é livre, contanto que a integridade da publicação seja mantida e seus autores originais, periódico de primeira publicação e detalhes de citação sejam identificados.
Dentro dos termos da licença, os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho na revista.
Copyright and Licensing
All articles published in the Procedural Law Electronic Review (REDP) (Department of Procedural Law, State University of Rio de Janeiro, Brazil) are licensed under a Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
- Authors retain copyright to their article and agree to license their work under the CC BY 4.0 license, thereby accepting the specific terms and conditions of this license available at the following website: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ legal code.
- Authors grant REDP the right of first publication, to identify itself as the original publisher of the work, and grant the journal a non-exclusive license to use the work in the following ways: Reproduce, sell and distribute electronic or printed copies of the manuscript as a whole, of specific parts of the manuscript and its translations into any language;
- Use of the article by third parties is free, as long as the integrity of the publication is maintained and its original authors, first publication journal, and citation details are identified.
Within the terms of the license, authors may enter into separate additional contractual agreements for the non-exclusive distribution of the published version of the work in the journal.
