POTENCIAL PEDAGÓGICO DO APLICATIVO WHATSAPP NO ENSINO DE BIOLOGIA: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2020.49789Parole chiave:
Whatsapp. Estratégias de ensino. Biologia. Mediação pedagógica. Comunicação.Abstract
Na cibercultura, o advento de dispositivos móveis mudou as formas de comunicação e interação. Conjuntamente com estes dispositivos, iniciativas alternativas ao ensino tradicional vêm sendo tomadas para atos de ensinar mais dialógicos e respeitando a realidade cultural que estamos vivendo, ligando assim espaços formais aos informais numa ação contínua de ensinar e aprender. Assim, o papel do professor e ação de ensianar ganha espaços como aplicativos de comunicação de dispositivos móveis, como o Whatsapp, explorando suas múltiplas telas, tecendo novos caminhos para se aproximar da realidade dos estudantes. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi analisar o potencial pedagógico do Whatsapp no ensino de Biologia. A hipótese do estudo foi que o aplicativo possui potencialidade pedagógica para o ensino de assuntos específicos desta disciplina. Dois professores de Biologia participaram do estudo. Utilizamos entrevistas semiestruturadas para coletar os dados, assim como a técnica análise do conteúdo para analisá-los. Como resultados, o estudo revelou que o aplicativo tem potencial pedagógico no ensino de diferentes conteúdos de Biologia, mas sob mediação pedagógica dos professores e por meio de diferentes estratégias de ensino e aprendizagemRiferimenti bibliografici
ALVES, André L.; PORTO, Cristiane.; OLIVEIRA, Kaio E. Educação mediada pelo whatsapp: uma experiência com jovens universitários. In: SANTOS, Edméa.; PORTO, Cristiane (org.). App-Education: fundamentos, contextos e práticas educativas luso-brasileiras na cibercultura. Salvador: Edufba, 2019.p.221-240.
APARICI, Roberto. Conectividade no ciberespaço. In: APARICI, Roberto (org.). Conectados no ciberespaço. São Paulo: Paulinas, 2012. p.5-24.
AZEVEDO, Maria M.; SOUZA, Adriana A.; REIS, Letícia M. O whatsapp no processo de ensino e aprendizagem de Biologia. In: Encontro Internacional de Formação de Professores, 8.; Fórum Permanentes de Inovação Educacional, 9., Aracaju, SE, 2018 Anais eletrônicos...Aracaju,SE: UNIT, 11 a 12 mar. 2018. Disponível em: <https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/issue/view/17/showToc>
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BLAUTH, Ivanete.; DIAS, Nelson.; CHERER, Suely. Whatsapp como ambiente de interações na educação a distância: ensaios de encontros síncronos e assíncronos. Holos, Ano 35, v.6, 2019, p.1-13. Disponível em: < http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6298> Acesso em: 27 mar.2020.
BURITICÁ,Omar I. Whatsapp como herramienta de apoyo al proceso de enseñanza y aprendizage de la programación de computadores. Educación y Ciudad. n.35, 2018, p.149-158. Disponível em: < https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6702430> Acesso em: 27.mar.2020.
COELHO, Iandra M.; PINHEIRO, Márcia L. As contribuições do Whatsapp no ensino de espanhol: uma perspectiva de aprendizagem significativa e colaborativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. v.12, n.esp.2, p.1287-1312. Disponível em: < https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10298> Acesso em: 27 mar.2020.
COUTINHO, Isa J.; RODRIGUES, Patrícia R.; ALVES, Lynn. Jogos eletrônicos, redes sociais e dispositivos móveis: reflexões sobre espaços educativos. Obra Digital. n.10, 2016, p.1-12. Disponível em: < http://revistesdigitals.uvic.cat/index.php/obradigital/article/view/76> Acesso em: 28 mar.2020.
COUTO, Edvaldo S.; SOUZA, Joana D. Whatsapp com função stories: ensinar e aprender na magia do instante. In: PORTO, Cristiane.; OLVIEIRA, Kaio E.; CHAGAS, Alexandre (org.). Whatsapp e Educação: entre mensagens, imagens e sons. Salvador: Edufba, 2017.p.151-168.
CUNHA, Camila. As tecnologias da informação e comunicação (TIC): concepções e experiências de professores sobre aplicativo whatsapp no ensino de Ciências e Biologia. In: Encontro Internacional de Formação de Professores, 8.; Fórum Permanentes de Inovação Educacional, 9., Aracaju, SE, 2018 Anais eletrônicos...Aracaju,SE: UNIT, 11 a 12 mar. 2018. Disponível em: <https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/issue/view/17/showToc>
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ed. Rio de Janeiro: Paz&Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ed. São Paulo: Paz&Terra, 1996.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: editora 34, 1999.
MORAN, José. Educação híbrida: um conceito chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian.; TANZI NETO, Adolfo.; TREVISANI, Fernando M (org.). Ensino híbrido: personalizando a tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015, p.27-46.
MOREIRA, Michele L.; MEDEIROS, Anderson S. O uso do whatsapp como ferramenta pedagógica no ensino de Química. ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, v.2, n.3, 2017, p.21-43. Disponível em: < https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6905> Acesso em: 28 mar.2020.
MOREIRA, Antonio.; TRINDADE, Sara D. Whatsapp como dispositivo pedagógico para a criação de ecossistemas educomunicativos. In: PORTO, Cristiane.; OLVIEIRA, Kaio E.; CHAGAS, Alexandre (org.) Whatsapp e Educação: entre mensagens, imagens e sons. Salvador: Ilhéus, 2017. p.49-68.
PORTO, Cristiane M.; OLIVEIRA, Kaio E.; CHAGAS, Alexandre. Educação e whatsapp: ensinar e aprender por mensagens instantâneas. In: PORTO, Cristiane.; OLVIEIRA, Kaio E.; CHAGAS, Alexandre (org.). Whatsapp e Educação: entre mensagens, imagens e sons. Salvador: Ilhéus, 2017a.p.9-14.
PORTO, Cristiane M.; OLIVEIRA, Kaio E.; ALVES, André L. Expansão e reconfigurações das práticas de leitura e escrita por meio do whatassap. In: PORTO, Cristiane.; OLVIEIRA, Kaio E.; CHAGAS, Alexandre (org.). Whatsapp e Educação: entre mensagens, imagens e sons. Salvador: Ilhéus, 2017b.p.113-128.
SAMPIERI, Roberto H.; COLLADO, Carlos F.; LUCIO, María P. Metodologia de pesquisa. 5ed. Porto Alegre: Penso, 2013
SCHÄFER, Gabriela M.; MELLO, Deborah. Ações e reflexões sobre o uso de um grupo de Whatsapp tutoriado para a aprendizagem de língua estrangeira. Entrelínguas, Araraquara, v.2, n.2, 2016, p.163-178. Disponível em: < https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/8493> Acesso em: 27 mar.2020.
STRAUSS, Anselm.; CORBIN, Juliet. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos de teoria fundamentada. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
SZYMANSKY, Heloisa. Entrevista reflexiva: um olhar psicológico sobre a entrevista em pesquisa. In: SZYMANSKY, Heloisa.; ALMEIDA, Laurinda R.; PRANDINI, Regina C. (org.). A entrevista na pesquisa em Educação: a prática reflexiva. Brasília: Liber Livro, 2011, p.9-61.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
YINN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).