AS PERSPECTIVAS E IMPRESSÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66851Palavras-chave:
Formação continuada, Docentes, Educação Básica, ConhecimentosResumo
O presente artigo é resultado da produção conjunta de um grupo de professores pesquisadores do programada de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté- UNITAU, realizado na disciplina de Formação Docente e Desenvolvimento Profissional, que discute as contribuições de autores que vêm investigando a profissão e o trabalho docente e a construção dos conhecimentos profissionais e tem como foco de estudos a formação de professores. O objetivo deste artigo é trazer uma reflexão dos docentes da Educação Básica na identificação e percepção da teoria adquirida em sua formação inicial com a sua prática no cotidiano escolar. Numa abordagem qualitativa, foi utilizado como instrumento de coleta de dados: questionário e entrevista semiestruturada realizada com 5 docentes atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de uma cidade do litoral norte do estado de São Paulo, com diferentes tempos de experiência docente, ou seja, em início, meio e final de carreira. Para a compreensão/apreensão dos sentidos e significados dos dados coletados dos participantes pelos instrumentos, a análise das significações desses dados, foi através dos Núcleos de Significação, método esse que está ancorado nos pressupostos da Psicologia Sócio-histórica. Espera-se com esse artigo aprofundar nas reflexões sobre as perspectivas e impressões da formação continuada de professores da Educação Básica.
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