O conforto que veio do traçado das crianças de terreiro

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60617

Mots-clés :

Pandemia, Criança de Terreiro,

Résumé

A pandemia da COVID-19 que assolou nosso planeta, trouxe consequências drásticas para as famílias e uma delas foi o isolamento social. Vários foram as estratégias ao redor do mundo de fazer com que esse afastamento não virasse patologia, músicas na janela, “chuva” de lives, recebidos e muitas vídeo-chamadas. O presente trabalho tem por objetivo dialogar com os desenhos que as crianças do terreiro Omi Larè Iya [1]Sagbá fizeram nesse período. A ideia era que as crianças fizessem desenhos dos seus respectivos orixás e compartilhassem no grupo de Watsap do asé, seria um afago para as pessoas do terreiro ver imagens produzidas pelas crianças com mensagens de que ficaria tudo bem.  Segundo Beniste o “orixá são divindades representadas pela energia da natureza, forças que alimentam a vida a terra, agindo de forma intermediária entre Deus e as pessoas”. Logo o acolhimento vai vir das matas, das águas doces e salgadas, da terra, da chuva, dos raios e trovões. Para Sarmento “o desenho infantil comunica, as imagens são evocativas e referências de modo distinto e para além do que a linguagem verbal pode fazer”. Assim vai seguir este trabalho além do verbal.


[1] Nome do terreiro onde foi feito o trabalho que quer dizer “Casa da força vital do herdeiro das águas de mãe Sagba”

Biographie de l'auteur-e

Janaína Viana Corrêa, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Graduação em Letras Monolínguepela Puc-Rio, Mestranda em Educação UERJ Maracanã. Professora regente na Secretaria de Educação.

Références

BENISTE, José. Dicionário Yorubá - Português. Betrand Brasil. 2° edição. Rio de Janeiro, 2014

BORGES, Luzineide Maria E SILVA, Marta Ferreira (2019) Redes Educativas no Contexto da Cibercltura: Crianças de/no/ de/no terreiro traçando os seus saberes. Argumentos Pró-Educação, Pouso Alegre, Dossiê - Infâncias e crianças indígenas, quilombolas e de outros povos tradicionais: (re) existências e agenciamentos, 2020 ISSN: 2448-2803 http://dx.doi.org/10.24280/ape.v5: e63

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SARMENTO, Manuel Jacinto (2011). “Conhecer a infância: os desenhos das crianças como produções simbólicas”, in A.J. Martins Filho & P.D. Prado (orgs), Das Pesquisas com Crianças à Complexidade da Infância. Campinas, Autores Associados; pp.: 27-60. ISBN 978-85-7496-201-6

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Publié-e

2021-07-12

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CORRÊA, Janaína Viana. O conforto que veio do traçado das crianças de terreiro. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 317–326, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.60617. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/60617. Acesso em: 16 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

Produções Artísticas, Literárias e Culturais