RELATO SOBRE A DOCÊNCIA: CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SEMINÁRIOS DE ESTUDOS DIRIGIDOS - RECOMENDAÇÕES E PROTOCOLOS VOLTADOS AO PATRIMÔNIO CULTURAL, EM TEMPOS DE PANDEMIA - COVID - 19-2020

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.64398

Schlagworte:

Ensino remoto. Conservação de acervos. Conservação de acervos na pandemia. Acervos universitários.

Abstract

Este texto foca em uma experiência de ensino do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, na área de conservação de acervos em museus, durante o “Semestre Alternativo” proposto pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), que ocorreu entre 22 de junho e 12 de setembro de 2020. Pretende-se relatar a organização da disciplina e sua implementação no ambiente virtual, que proporcionou um espaço de reflexão para os discentes, em torno das condições impostas aos locais de guarda de acervos (galerias, bibliotecas, arquivos e museus) pela quarentena e pelo risco de contaminação pelo COVID-19, seus desdobramentos, compreendendo seus trabalhadores, usuários e acervos. A metodologia se amparou em cursos de capacitação online, debates e orientações pedagógicas específicas para o desenvolvimento de atividades, normalmente oferecidas de modo presencial, na plataforma e-Aula/UFPEL, direcionadas para uma experiência 100% online, programada para ser concluída em seis semanas. O resultado das discussões propostas com os discentes foi um documento com recomendações para os museus e projetos que atuam em acervos, da Rede de Museus/Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC)/UFPEL, no sentido de orientar ações em possíveis cenários, durante a pandemia de COVID-19: de uma quarentena muito rígida à reabertura dos museus. O trabalho final da disciplina, adaptado recentemente, após 12 meses de sua elaboração, transformou-se em protocolo de medidas sanitárias para os museus da universidade, que se preparam para receber novamente seu público, em dezembro de 2021.

Autor/innen-Biografien

Annelise Costa Montone, Universidade Federal de Pelotas

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Instituto de Ciências Humanas (ICH), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), linha de pesquisa patrimônio e cidade (2018). Mestre pelo mesmo programa, na linha de pesquisa gestão de acervos e patrimônio (2011). Especialista em Preservação do Patrimônio Arquitetônico e Urbano/UFPel (2005). Graduada em Arquitetura e Urbanismo/UFPel (2003) e em Administração de Empresas e Administração Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (1985). Foi administradora da Prefeitura Municipal de Pelotas/Secretaria Municipal de Cultura e atuou na gestão e direção do Museu Municipal Parque da Baronesa, de 2004 a 2018. Atualmente é docente no Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis e no Bacharelado em Museologia/Departamento de Museologia e Conservação e Restauro (DMCOR), ICH/UFPel, na área de Conservação Preventiva. É representante, junto à Rede de Museus da UFPel, do Museu das Telecomunicações; faz parte da Comissão Executiva da Rede de Museus da UFPel.

Andréa Lacerda Bachettini, Universidade Federal de Pelotas

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural do ICH/UFPel ( 2013-2017), Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003), Especialização em Conservação e Restauração de Bens Culturais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), Especialização em Patrimônio Cultural: Conservação de Artefatos pela Universidade Federal de Pelotas (1997), Especialização em Patrimônio Cultural: Conservação de Artefatos pela Universidade Federal de Pelotas (1997), Graduação em Pintura pela Universidade Federal de Pelotas (1994), Graduação em Gravura pela Universidade Federal de Pelotas (1992) . Foi bolsista do Programa de Cooperação Ibero Americana na Universidade de Granada - ES (1996), com pesquisa na área de Pintura Encaústica, e na Universidade Politécnica de Valencia-ES (1998), com pesquisa na área de Conservação e Restauro de Bens Culturais: Restauração de Pintura Mural e Escultura Policromada. Exerce a carreira de magistério superior, classe professor Adjunto do Departamento de Museologia Conservação e Restauro do Instituto de Ciências Humanas, da Universidade Federal de Pelotas, atuando no Curso de Bacharelado em Conservação e Restauro de Bens Culturais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes do Centro de Artes da UFPel. É Coordenadora da Rede de Museus da UFPel e atua na  Comissão Executiva. Chefia a Divisão de Mapeamento e Inventários em Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel. É vice-diretora do Instituto de Ciências Humanas da UFPel. Foi presidente da ACOR-RS (Associação dos Conservadores Restauradores de Bens Culturais do RGS) (2011-2013), foi Vice-Presidente desta associação (2017-2019), foimembro do conselho consultivo (2019-2021), e atualmente é É associada à ABRACOR (Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais) desde 2000. É Membro do ICOM (Conselho Internacional de Museus).


Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2022-09-23

Zitationsvorschlag

MONTONE, Annelise Costa; BACHETTINI, Andréa Lacerda. RELATO SOBRE A DOCÊNCIA: CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SEMINÁRIOS DE ESTUDOS DIRIGIDOS - RECOMENDAÇÕES E PROTOCOLOS VOLTADOS AO PATRIMÔNIO CULTURAL, EM TEMPOS DE PANDEMIA - COVID - 19-2020. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 252–265, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.64398. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/64398. Acesso em: 21 mai. 2024.