A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES E MUSEUS DE CIÊNCIA NA PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS DA CASA DA CIÊNCIA DA UFRJ
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2022.64535Palavras-chave:
Museus e centros de ciência, Professores, Mídias sociais digitais, Pandemia de COVID-19Resumo
Considerando a importância da compreensão acerca da ciência e da tecnologia, seus usos e controvérsias, bem como a relevância desse entendimento para o exercício da cidadania, encontramos nos museus e centros de ciência e tecnologia, espaços relevantes na diminuição das distâncias entre ciência e sociedade. Esses locais, com suas variadas atividades para diversos públicos, podem servir também como ferramentas para a inclusão social. Nesta perspectiva, uma relação de grande relevância para os museus de ciências são as estabelecidas com professores, escolas e secretarias de educação. Com destaque especial aos professores, que podem atuar como peças-chave na construção de relacionamentos sólidos em que a função social do museu seja percebida da melhor forma possível. Nestes últimos tempos, entretanto, as ações tanto de escolas quanto dos museus precisaram ser repensadas, devido à pandemia de COVID-19. Por conta da suspensão das atividades presenciais, nos foram apresentados novos desafios tanto de atuação quanto de relacionamento com esse público. Neste relato de experiência buscamos apresentar as ações voltadas para professores que a Casa da Ciência da UFRJ vem realizando durante esse período de pandemia. A partir das observações da equipe e dos dados coletados, percebemos diversos desafios que vêm se apresentando ao longo do processo de construção e manutenção das ações, especialmente no que diz respeito à atuação nas mídias digitais e a manutenção do vínculo com os professores. Apontamos ao final, a importância de ações que favoreçam o diálogo entre museus e professores, a fim de que um ambiente colaborativo seja desenvolvido.
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